NADA É PARA SEMPRE
Stoop in Box virou estrelinha!
Interrompemos nossa programação normal para um assunto que me deu um certo trabalho, mas talvez seja útil pra você também.
Fato, ler em uma tela não é das melhores experiências de leitura. Ler em uma telinha é mais triste ainda. Pra facilitar a minha experiência e a organização das newsletters eu usava um appzinho antigo chamado STOOP IN BOX. A vantagem dele, além de ter um e-mail próprio, tinha uma interface limpa que organizava todos os e-mails. Era possível favoritar qualquer newsletter e, caso você precisasse ler alguma versão anterior, tinha acesso rápido ao histórico completo das news recebidas. Outra função que eu adorava era um botão no centro de tudo que você podia apertar e marcar o texto como lido, o que trazia de imediato aquela paz de espírito. E o mais incrível é que tudo isso saía por zero reais.



Porém essa lindeza de repente deixou de funcionar de vez e foi para o limbo dos apps. Eles ainda mantêm o site oficial on line. Gosto de pensar nisso como um memorial de dias mais simples.
Minha relação atual com o app me lembrou do impacto que o Google Reader deixou nos seus usuários em 2013. Munidos de seus blogs sobreviventes, eles escreveram textos exaltando como o Reader era uma forma de manter a curadoria de blogs viva, com conteúdos mais profundos, e como o fim do serviço matava de vez seus criadores e leitores. Também favorecia o scroll infinito, a bolha algorítmica e as big techs com suas redes sociais, direcionando todos os esforços para o acúmulo de dados em larga escala.
Nenhuma dessas hipóteses deixou de ser verdade e agora estamos vendo a teoria da internet morta se tornar realidade, junto de uma tonelada de AI slop no nosso feed.
Dito isso, tive que ir atrás de um novo app para ler minhas newsletters, já que assino conteúdos que vão além do Substack. Sem contar que eu não gosto da forma como o app da própria plataforma organiza os conteúdos.
O que segue abaixo são reviews dos testes que fiz com esses apps. O último vai chocar vocês. Mentira, vai nada.



SLICK
Um dos mais simpáticos, quase uma cópia do Stoop In Box, se chama Slick. Tem enorme potencial e uma interface limpa. Porém, até o momento da escrita deste review, ele estava com um bug no validador de e-mail, o que bloqueia a tela até que o e-mail, que nunca chega, seja validado. Uma pena, pois eu botava fé nesse rozinha aí.



MECO
Fui para o teste do MECO. Interface 100% voltada para leitura de newsletters, abre rápido, tem endereço próprio de e-mail, arquivamento e organização automática. Mas, pra ter a experiência completa, é necessário assinar. E eu não quero mais um app conectado ao meu cartão de crédito mensalmente, já bastam os streamings.



NEWSLETTERSS
Funciona até bem. Também voltado 100% para leitura de newsletters, tem diversas facilidades, não traz sensação de carregamento, o resumo via IA é medíocre, mas a organização por tags funciona. Porém é a interface mais feia de todos que testei. O azulzinho remete a um app parado no tempo, lá em 2007. Mas isso nem é o que mais incomoda, porque o primeiro lugar fica para o banner do Google na parte inicial da newsletter te vendendo aleatoriamente alguma coisa.
GMAIL
Já estava pra desistir e pensei em ler tudo no Gmail, fazer como os astecas faziam. O app do Google não é ruim, porém está longe de ser bom. Comecei e desisti. Vira e mexe preciso abrir o meu próprio e-mail para coisas particulares e, quando menos espero, estou usando o usuário voltado para newsletters para ler mensagens conectadas com outras contas. Parece coisa de maluco, mas na minha cabecinha faz sentido ter um lugar confortável e próprio para ler aquilo que escolhi ler no dia, sem distrações cotidianas.



PROTOM MAIL
Fiz algumas buscas até encontrar um subreddit de usuários despejando as pitangas por não terem mais acesso ao falecido Stoop In Box. Em um dos posts, alguém citava o Protom Mail como melhor solução. Testei e tenho gostado. Ele é só um organizador comum de e-mail. Tem parte paga, mas estou usando a gratuita. O que me atraiu foi o design, com e-mails organizados e facilidade de leitura. A versão webmail tem uma feature chamada newsletters view que facilita na hora de dar adeus a uma assinatura ou verificar quais e-mails você mais está engajando.
Conclusão
Se você tem uma graninha, ou fica de boa com o app tentando te vender a versão paga porque você sem querer apertou em uma feature que não corresponde à versão gratuita, seu app é o MECO. Mas se você quer uma experiência visual agradável e nenhum tipo de propaganda enchendo o saco enquanto tenta ler o texto do seu amiguinho do Substack, a melhor opção é o PROTOM MAIL, que é a minha escolha até o momento.
Se você tiver outra indicação de app, por favor deixe nos comentários. Pelo visto a busca pelo app com batida perfeita ainda não acabou.
Se você também sofre pra ler na telinha, tamo junto. Se gostou dessa busca por conforto, se inscreve no DBM :) 👊




